top of page

Grafite

Grafite, grafito ou grafíti, do italiano graffiti, plural de grafito, é o nome dado às inscrições feitas em paredes.

Há vestígios de sua origem na época do Império Romano com desenhos encontrados nas paredes.

Muro pichado em Pompeia, 79 d.C. - Itália

Na chamada Idade Contemporânea, mais precisamente em maio de 1968, na França, um movimento estudantil começa uma revolução contracultural e deixa suas primeiras expressões de cunho crítico-social nos muros de Paris, e sua popularização aconteceu na década de 70, em alguns bairros da cidade de Nova York, com Jean-Michel Basquiat que despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.

Grafite do artista Jean-Michel Basquiat

O grafite chega no Brasil no final da década de 70, em São Paulo, e conta com grandes artistas, entre eles destacam-se: Alex Vallauri, Waldemar Zaidler e Carlos Matuck, entre outros.

Em 2017, em Itapevi, Kobra, famoso grafiteiro, estabeleceu o recorde mundial com um mural de 5.742 metros quadrados na parede de uma fábrica de chocolate.

Mural do artista Kobra em Itapevi

Com a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes ideias, o Grafite tomou forma e ganha cada vez mais técnicas para sua evolução.

Um grafite com temática ambiental chamada Aquário Urbano vai ocupar 10 mil metros quadrados de 15 prédios na região central de São Paulo, entre as Ruas Major Sertório e Bento Freitas, com objetivo de chamar atenção para o tema do clima e do consumo exagerado de embalagens desnecessárias. A obra poderá ser vista por completo a partir do Carnaval de 2020.

Grafite "Aquário Urbano" do artista Felipe Yung

Grafite "Aquário Urbano" do artista Felipe Yung

O desenvolvimento sustentável necessita de planejamento e da participação de todas as esferas da população e o INED sempre adotou políticas para manter o desenvolvimento tecnológico sem esgotar os recursos naturais do planeta, trabalhando com práticas para tentar não agredir o meio ambiente.

A sustentabilidade é uma das prioridades de nossa escola, não apenas o que acontece no portão de fora para dentro, mas também participa de forma ativa em sua comunidade, agora com uma mensagem do portão para fora, o INED usou este meio de comunicação com a finalidade de mandar um recado por meio de um grafite com cores vivas na busca da valorização da natureza e da importância dos estudos como elemento propulsor do diálogo, do conhecimento, do respeito ao próximo e do nosso tão sagrado meio ambiente.

Grafite na fachada do INED assinadas pelo artista Pint Art

Grafite na fachada do INED assinadas pelo artista Pint Art

Fachada do INED

Posts Recentes:
Curta o INED:
  • icone_facebook
  • icone_twitter
  • icone_google_plus
  • icone_instagram
  • icone_youtube
bottom of page