top of page

Coronavírus: como surgiu, sintomas e cuidados.


O Coronavírus, ou mais precisamente a cepa 2019-nCoV, surgiu na China, e teve seu primeiro contágio em humanos em dezembro de 2019. Mas o vírus não é novidade, pois se trata de um grupo de vírus com semelhança genética e que são bem comuns na natureza. Eles surgiram por volta de 8.000 a.C. e começaram a divergir e infectar diversas espécies.

As variedades em espécies diferentes causam sintomas diferentes. Existem sete variedades de Coronavírus que infectam humanos, a maioria é parte das centenas de vírus diferentes que causam o resfriado comum.

A taxa de mortalidade do vírus está em torno de 2%, o que parece baixa, mas isso possibilita que o vírus se espalhe com facilidade e contamine um grande número de pessoas. Se o tratamento for negligenciado e as pessoas não ligarem para as advertências o resultado será uma epidemia generalizada.

As autoridades estão tomando medidas severas para a contenção do Coronavírus, pois a contaminação em humanos é recente, logo não temos imunidade natural contra o 2019-nCoV e nem há uma vacina disponível ainda.

O 2019-nCoV, tem um período de incubação — o tempo entre a exposição ao vírus e o surgimento dos primeiros sintomas — estimado em 14 dias. Ele causa febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar.

É a mesma forma de contágio de um vírus comum da gripe e não sobrevive muito tempo fora do corpo, questão de horas. A contaminação ocorre de pessoa para pessoa. A principal forma de contaminação é pela via aérea, com gotículas, como tosse e espirro.

ALGUMAS MEDIDAS QUE DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO PARA EVITARMOS O CONTÁGIO:

Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter os ambientes bem ventilados;

Manter uma alimentação saudável, rica em vitamina C.

LAVAR AS MÃOS É ESSENCIAL!

Posts Recentes:
Curta o INED:
  • icone_facebook
  • icone_twitter
  • icone_google_plus
  • icone_instagram
  • icone_youtube
bottom of page