top of page

05 de Maio – DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA



Dia 05 de maio comemora-se o dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi escolhida e instituída no ano de 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), parceira oficial da UNESCO desde 2000.


Os colonizadores portugueses, principalmente os padres jesuítas, difundiram a Língua Portuguesa no Brasil que se misturou com palavras e dialetos indígenas e africanos.


A Língua Portuguesa é o idioma oficial em oito países: Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste.


Em 2006, foi inaugurado o Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz, no centro de São Paulo. O Museu é um espaço interativo que agrega a raiz de nossa Língua e apresenta as histórias, as origens e as influências sofridas em nosso idioma.


Faça uma visita virtual e conheça esse maravilhoso patrimônio histórico:


Língua escrita


Aprender nosso idioma não é simples, porém muitas pessoas que estudam a língua materna parecem ter uma dificuldade maior quando se trata da língua escrita. Isso envolve tanto aprender ortografia quanto se lembrar das normas gramaticais para formar frases.


Talvez essa reflexão responda às dúvidas mais frequentes sobre aprender a criar um texto. O domínio da nossa língua nos dá ação para agirmos como cidadãos: compreendendo, interpretando e interagindo com o mundo que nos rodeia, expressando adequadamente o nosso ponto de vista, assumindo nossos posicionamentos, falando em público ou escrevendo com segurança e outras centenas de conquistas que poderíamos citar.


Somos alfabetizados, sabendo ler e escrever, mas não nos sentimos capazes de criar um texto. Ninguém nasce sabendo criar textos, por maior que seja a sua capacidade ou potencial criativo. Tudo exige trabalho e aprendizagem. Você não acha?


Seguem algumas ações que permitem que você aprenda de maneira regular a escrita:


1. Consulte um dicionário diante de qualquer dúvida. Não dependa de um corretor ortográfico;

2. Faça leitura de assuntos que você gosta ou que o rodeiam;

3. Escolha dias para você escrever para intensificar a sua produtividade. Escreva sobre coisas que você aprecie. Somente com treino você escreverá melhor. Evite o uso de palavras difíceis, nossa língua é rica em sinônimos: use-os;

4. Pratique o Português correto mesmo nas redes sociais;

5. Revise seus textos;

6. Criar um texto não é fácil. É um trabalho complexo e cansativo;

7. Não desista!

Posts Recentes:
Curta o INED:
  • icone_facebook
  • icone_twitter
  • icone_google_plus
  • icone_instagram
  • icone_youtube
bottom of page