Como fazer uma boa redação
Escrever é uma questão de prática, ler também.
Mantenha-se atualizado dos principais acontecimentos, leia sempre. Pratique a escrita, reescreva textos. Peça para alguém ler seu texto.
Lembre-se: nós sempre escrevemos para o outro, portanto é imprescindível que tenhamos clareza ao transmitir nossas ideias.
Faça análises sobre o tema, leia outros textos relacionados ao mesmo assunto, busque pontos de vista diferentes, em seguida faça uma reflexão e coloque seu ponto de vista. Exercite o senso crítico. Aprimore sua argumentação.
Aprendemos a escrever, escrevendo. Aprendemos a ler, lendo. Não existe mágica, nem segredo, nem mistério, muito menos pó de pirlimpimpim.
Portanto:
Leia, leia e releia.
Leia as instruções com atenção. Entenda a proposta textual, o que está sendo solicitado.
As redações para o ENEM, bem como para as avalições de Ensino Médio , normalmente seguem o gênero textual dissertativo. Esse formato deve focar na argumentação, na defesa de nosso ponto de vista, na justificativa plausível dessa defesa, achismos... nem pensar!
A norma culta da língua portuguesa é a chave mestra, nada de usar gíria, expressões vulgares, linguagem de SMS.
Organize suas ideias, a sequência lógica de pensamento é o que mantém a estrutura do seu texto. Coerência e clareza são elementos essenciais para que seu texto flua mais facilmente.
Seja objetivo, não transforme seu texto em blá,blá,blá.
Exponha seu ponto de vista de maneira respeitosa e construtiva.
Não copie ideias, trechos de outras fontes ou dos textos motivadores da prova. Um texto simples, com argumentos claros, com essência e originalidade é o que vale.
Acredite no seu potencial.
Prefiro um texto simples e autêntico a um texto complexo e copiado.
Professora Alexandra Costanzo
Comments