top of page

Fique por dentro das vacinas contra a covid-19



As reações das vacinas são muito comentadas e discutidas pela população, cada organismo reage de uma maneira diferente do outro, e cada vacina tem sua particularidade. Não é possível prever qual terá mais ou menos efeito.


A vacina Astrazeneca pode causar sintomas mais intensos porque foi produzida por um adenovírus, causador de resfriados humanos, o vírus está vivo, porém é modificado para não conseguir replicar, não se reproduz no organismo humano.


A vacina da Jansen também é produzida a partir de adenovírus, vírus vivo, porém seu RNA está modificado.


A Coronavac, do Instituto Butantã, tende a provocar menos reações ao organismo, porque é produzida com o vírus morto. Para que ocorra a inflamação, é combinado com o hidróxido de alumínio, que alerta o sistema imunológico do ser humano.


A Pfizer é feita à base de RNA, e nosso sistema imune é treinado para encará-lo como um sinal de perigo, o processo é controlado.


A vacina foi desenvolvida em tempo recorde, mas tudo é monitorado, desde um espirro até uma unha encravada do participante é investigado.


O momento é focar na produção de vacinas com menos efeitos colaterais, a evolução dos imunizantes faz parte da rotina da ciência. Como por exemplo, a vacina tríplice bacteriana (coqueluche, difteria e tétano), que deixava a perninha do bebê doendo, hoje causa menos sintomas para as crianças.


Quando chegar sua vez, vá tranquilo(a) tomar a vacina!!





Fonte:

Posts Recentes:
Curta o INED:
  • icone_facebook
  • icone_twitter
  • icone_google_plus
  • icone_instagram
  • icone_youtube
bottom of page