Educação a Distância
“Aprendemos mais, quando conseguimos juntar todos os fatores; temos interesse, motivação clara, desenvolvemos hábitos que facilitam o processo de aprendizagem; e sentimos prazer no que estudamos e na forma de fazê-lo.”
A Educação a Distância, modalidade de ensino que conecta professores e alunos separados fisicamente no espaço e/ou no tempo através do intenso uso das tecnologias, está sendo cada vez mais utilizada na Educação Básica, Superior e em cursos livres.
Benefícios da Educação a Distância
Personalização de aprendizagem.
Maior participação do estudante.
Desenvolvimento da aprendizagem por meio da pesquisa.
Maior domínio da aprendizagem pelo estudante.
Maior acesso a diversas fontes de informações e conhecimentos.
Inclusão digital.
Entre outros benefícios da educação a distância, lembramos a economia que o aluno faz com transportes e alimentação por estudar em casa. A economia proporcionada pelo curso a distância é revertida ao orçamento familiar, advindo com isto não muito grandes, mas não menos importantes benefícios sociais aos alunos de baixa renda mensal.
As pessoas que procuram os cursos distância pertencem, na maioria das vezes, às camadas menos favorecidas da sociedade e encontram dificuldades, muitas vezes intransponíveis para frequentar um curso presencial com a exigência legal de, no mínimo, 75% de frequência.
O público da educação a distância, diferente do que imagina muitas pessoas, não é apenas o aluno que está defasado em relação à idade considerada adequada para os bancos escolares. Há uma demanda reprimida constituída de estudante abandonados pela educação presencial:
jovens atletas que, em virtude de campeonatos e treinos não conseguem cumprir a jornada presencial prescrita em lei, porém têm uma grande bagagem de conhecimento, persistência e disciplina para os estudos;
pessoas obesas, com doenças de pele (vitiligo, por exemplo), dificuldade fonoaudiólogas, anões que se sentem discriminados pelos demais estudantes;
imigrantes brasileiros que vivem em outros países e que, devido as dificuldades com o idioma, falta de tempo disponível e outros percalços, abandonam o rumo da vida escolar interrompendo seus estudos;
A distância geográfica dos grandes centros educacionais e a necessidade de flexibilizar o tempo são também motivos que levam à escolha da modalidade de ensino a distância.
A EaD é adequada, principalmente para o aluno que:
Tem pouca disponibilidade para horários fixos, seja por motivos profissionais ou pessoais.
Gosta de aprofundar os assuntos e estudar respeitando seu próprio ritmo de compreensão e absorção.
Busca diminuir custos e inconvenientes associados ao deslocamento até os centros de formação.
Não tem possibilidade de se ausentar do local de trabalho ou mora em local onde não haja uma instituição de ensino ou muito distante dela.
Sente timidez e insegurança para manifestar-se verbalmente, mas consegue se expressar e se comunicar bem por meio de textos.
Possui necessidades especiais, tais como cadeirantes e deficientes auditivos.
A educação a distância ajuda na inclusão educacional e social de alunos portadores de necessidades especiais.
A EaD acolhe a todos, pois dá conta de diversidade humana e é capaz de ensinar a partir das diferenças.
O Instituto Nacional de Educação a Distância – INED, reconhece que os jovens e adultos na idade produtiva detêm uma experiência de vida construtiva nas suas relações com o trabalho, a família, a vizinhança, os amigos e, sabendo dos seus anseios em particular plenamente de uma sociedade letrada e competitiva como é a nossa, se propõe a ajuda-los, oferecendo uma educação a distância de excelente qualidade para contribuir coma a elevação do nível de educação de nosso País.