top of page

Dia da Árvore | 21 de sembro

O Instituto Nacional de Educação a Distância - INED sempre se importou com as causas ambientais. Quanto mais as pessoas souberem do mundo, melhor preparadas estarão para preservá-lo. As árvores são vegetais lenhosos de imensa importância para a vida no planeta, pois possuem um indispensável papel na manutenção de todo o ecossistema planetário, permitindo melhoria nas condições do ar que respiramos.

Por este motivo, trazemos a você uma seleção de algumas espécies de árvores brasileiras das quais nos orgulhamos pela sua beleza e imponência, nos proporcionando um ar mais limpo, um clima mais fresco e equilibrado no ecossistema.


Palmae

Esta palmeira foi introduzida no Brasil pelo Imperador Pedro I, daí o seu nome de "imperial". De grande porte, é usada em paisagismo de largos espaços, principalmente se plantadas para introdução de caminhos entre elas.

Açaizeiro

Palmeira originada na Amazônia, é um dos mais conhecidos vegetais da região, pelo fornecimento do que os não-paraenses chamam de "vinho de açaí", "suco de açaí" e os paraenses, simplesmente de açaí. Sucos dos mais energéticos dentre todos os fornecidos diretamente pela natureza.

Marupá

Árvore que fornece madeira para forros, tabuado em geral, brinquedos e caixotes. Os frutos são disputados pelas aves e é exemplar importante para uso em projetos de reflorestamento.

Pau-brasil

Em relação à sua forma, ela é uma planta espinhenta que chega a medir de 8 a 30 metros de altura. Seu tronco mede de 40 a 70 cm de diâmetro e suas folhas têm de 10 a 20 cm.

Eucalipto

A introdução do eucalipto no Brasil foi feita por Frederico de Albuquerque, no Rio Grande do Sul, em 1868. A idade de corte ideal de uma árvore de eucalipto, para a produção de celulose, energia e carvão ocorre entre 6 e 7 anos após seu plantio.

Jatobá

É uma árvore de tamanho variável de 5 a 40 m de altura, dependendo da espécie. A mais alta é o jatobá amazônico (Hymenaea courbaril) e o menor é o jatobá do cerrado ( Hymenaea stigonocarpa).

Seringueira

A seringueira teve participação importante na história da Amazônia, quando atravessou o "ciclo da borracha", graças ao látex que se extrai do tronco desta árvore. Os trabalhadores que se dedicam à atividade da extração do látex são conhecidos como "seringueiros".

Árvore Chuva

Árvore de porte elegante, graças principalmente aos sucos desenhados no seu tronco. Comum à região amazônica e ao pantanal matogrossense, onde é mais conhecida. Sua madeira não tem muito valor econômico, sendo usada para lenha e carvão.

Figueira

As figueiras possuem um dos sistemas de reprodução mais curiosos na natureza. Suas flores, encerradas nos sicónios, não tem contato direto com o ambiente externo, de forma que o pólen não pode ser transferido de uma planta a outra espontaneamente.

Jacarandá

O jacarandá é um árvore de médio porte com altura de 3 a 10 metros, utilizada a arborização e ornamentação de tuas, principalmente devido a beleza de suas flores arroxeadas. Floresce durante os meses de setembro a dezembro.

Araucária

A araucária ou pinheiro é um planta dióica, sendo assim, aprensenta os gêneros masculino e feminino em indivíduos separados. É uma árvore cuja ocorrência nomeou extensa formação nos estados do sul do Brasil, e está hoje ameaçada de extinção.

Carvalho Brasileiro

O carvalho brasileiro é uma árvore da família das proteáceas, nativas do Brasil. Chega a atingir cerca de 30 m de altura. A madeira é vermelho-clara, as folhas são ovadas e serradas e as flores são branco-amareladas.

Posts Recentes:
Curta o INED:
  • icone_facebook
  • icone_twitter
  • icone_google_plus
  • icone_instagram
  • icone_youtube
imagem_header_03
imagem_header_02
imagem_header_01
bottom of page