top of page

6 de Maio – DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA



A Matemática é uma das ciências básicas da vida; pode-se dizer que a primeira coisa que uma pessoa aprende, além de ler e escrever, é somar e subtrair. Em outras palavras, podemos dizer que a matemática é o berço de todas as criações, sem as quais o mundo não pode se mover.


Segundo Shakuntala Devi, matemática indiana: "O que é matemática? É apenas um esforço sistemático de resolver quebra-cabeças colocados pela natureza." Seja um cozinheiro ou um fazendeiro, um carpinteiro ou um mecânico, um lojista ou um médico, um engenheiro ou um cientista, um músico ou um mágico, todos precisam da matemática no seu dia a dia.


Portanto, para conscientizar as pessoas sobre a importância da matemática, todos os anos, o Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, em homenagem ao nascimento do professor Júlio César de Mello e Souza.


Nascido no Rio de Janeiro em 1895, Júlio César, mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan, foi professor, conferencista, matemático e escritor. Ganhou reconhecimento internacional por seus livros de recreação matemática, didática e história da matemática. Seu livro mais conhecido, O homem que calculava, um romance que conta as aventuras de um calculista persa, tornou-se um best-seller que até hoje atrai as novas gerações.


Ao longo de seus 79 anos, Malba Tahan publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática. Nessas obras, conseguiu repassar o conteúdo matemático, e deixou, como maior legado, a reflexão a respeito das possibilidades de um ensino que estimule os estudantes, que não provoque a angústia e a frustração por reprovações ou notas ruins e que estimule a criatividade e a fantasia durante o aprendizado.


Neste dia, a ideia é reconhecer a Matemática como área do conhecimento, incentivar e promover o aprendizado das diversas forma de ensinar a matemática, além de mostrar a importância desta disciplina para a evolução da sociedade.


Feliz Dia da Matemática para todos!

Posts Recentes:
Curta o INED:
  • icone_facebook
  • icone_twitter
  • icone_google_plus
  • icone_instagram
  • icone_youtube
bottom of page