top of page

Evolucionismo



É uma teoria desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o ambiente onde estas espécies habitam.


Esta teoria começou a ser tratada pelo naturalista inglês Charles Robert Darwin (1809-1882), que publicou, em 1859, a obra sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida, ou mais popularmente chamada de “A origem das espécies”.



https://openclipart.org/


Os estudos de Darwin foram elaborados através de uma viagem de navio ocorrida entre 1831 e 1836, na época as embarcações levavam pessoas especializadas em medicina, cientistas, ilustradores, naturalistas para registrarem as descobertas das novas terras, tudo coordenado pela marinha britânica.




Na viagem, Darwin registrou, pesquisou, estudou um leque de espécies com suas características distintas, dependendo do local em que eram encontradas.


Pode perceber ainda que entre espécies extintas e espécies presentes no ambiente havia características comuns. Observou que existiam características mutáveis entre as espécies, e não imutáveis como era comum entender. Porém não foi fácil a aceitação destes estudos, porque acreditavam que as espécies existiam sempre da mesma forma há milhares de anos, e seus estudos comprovam que as espécies evoluem ao longo do tempo, e durante esta evolução, elas transmitem geneticamente essas mudanças às gerações posteriores. Naquela época Charles Darwin não tinha muito conhecimento em genética, com o tempo e com os estudos de Gregor Mendel, considerado o percursor da genética, pode confirmar de maneira eficaz o que ficou conhecido como seleção natural.



Os tentilhões de Darwin

Os tentilhões são pássaros encontrados no arquipélago de Galápagos, situado ao longo da linha Equatorial, no oceano Pacífico, mil quilômetros a oeste do Equador, país da América do Sul.



Darwin viu as variações e adaptações destes pássaros na anatomia, como a estrutura dos pés, no tamanho e formato dos bicos. Observou também que as sementes eram a principal dieta dos tentilhões que viviam no solo. Todas as espécies de tentilhões se alimentam de sementes, mas havia diferenças nos tamanhos das sementes que cada espécie consumia de acordo com a estrutura de seu bico.



Em suas observações concluiu que o tentilhão de cada ilha se adapta às condições de tipos de alimentos de cada ilha.


Evoluir é mudar biologicamente (e não necessariamente se tornar melhor), as mudanças geralmente ocorrem para que exista uma adaptação das espécies ao ambiente em que vivem.


A seleção natural é um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população, ou seja, organismo mais apto a viver em um determinado ambiente.


Não foi fácil divulgar e publicar esses estudos, Charles Darwin sofreu várias represarias, causando muitas polêmicas no meio científico. Na época, os cientistas não acreditavam em características mutáveis, tal crença era influenciada pela filosofia religiosa cristã, da criação de Deus de todos os seres vivos desde o início do mundo.


O que mais agitou e mexeu no mundo científico da época, na teoria de Darwin, está relacionada com o ser humano, o evolucionismo indica que nós temos um ancestral comum com algumas espécies de macacos, como o chimpanzé. Causou uma grande repercussão, alguns consideravam como heresia. No dia 24 de novembro de 1859, o livro Origem das espécies por meio da seleção natural foi publicado, todos os exemplares da obra foram vendidos, sendo o mesmo observado nas seis edições seguintes.



Caricatura da época satirizando os estudos de Darwin sobre a espécie humana.


Único ponto em que Darwin não conseguiu explicar foi a transmissão das características de um indivíduo para o outro, que mais adiante a genética pode complementar.


Hoje pesquisas mostram com a ajuda da genética, que o genoma humano tem 98% de semelhança com o genoma de chimpanzés, porém isso não quer dizer que o ser humano descende de macaco, indica que somos parentes.


Neodarwinismo


Este estudo, considera a seleção natural como um importante mecanismo de modificação dos seres vivos, contudo novos conhecimentos trazidos pela genética foram adicionados, por exemplo, com as famosas leis de Mendel e o conhecimento sobre mutações. O neodarwinismo, também chamado de teoria sintética da evolução, surgiu no início do século XX, e é até o momento a ideia evolucionista mais aceita.


Esses estudos nos garantem uma qualidade de vida melhor, hoje temos mais facilidades nas áreas da agricultura, pecuária, economia e principalmente na medicina. Hoje a corrida pela vacinação é muito divulgada, devido aos problemas de saúde ocasionados pelo coronavírus. A ciência está fazendo sua parte, cientistas, técnicos de laboratórios, enfermeiros, médicos estão trabalhando incansavelmente para a cura e imunização deste mal.


Vamos acreditar em uma vida melhor, fazendo nossa parte, porque a ciência está fazendo a dela.





Fontes:

mundoeducacao.uol.com.br

brasilescola.uol.com.br

educador.brasilescola.uol.com.br

https://escola.britannica.com.br/

Comments


Posts Recentes:
Curta o INED:
  • icone_facebook
  • icone_twitter
  • icone_google_plus
  • icone_instagram
  • icone_youtube
imagem_header_03
imagem_header_02
imagem_header_01
bottom of page